Capa » Sem categoria » Presidente da Comissão Agropecuária reforça alerta sobre vazio sanitário da soja
Presidente da Comissão Agropecuária reforça alerta sobre vazio sanitário da soja

Presidente da Comissão Agropecuária reforça alerta sobre vazio sanitário da soja

Compartilhar

O deputado estadual Luís do Hospital, à frente da Comissão de Agropecuária e Políticas Rurais (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), reforça o apelo aos sojicultores para que cumpram rigorosamente as determinações do vazio sanitário, que vigora a partir de segunda-feira (10) até 10 de setembro. A medida, instituída pelo governo estadual, visa conter a propagação da ferrugem asiática, uma doença grave que pode causar perdas entre 10% e 90% na produção de soja, impactando diretamente a economia local.

“O respeito a estas normas é essencial não apenas para proteger nossa produção de soja, mas também para garantir a sustentabilidade econômica e a competitividade do estado no mercado nacional e internacional,” enfatizou Luís do Hospital.

O deputado afirmou que, para alcançar os resultados estimados para a safra deste ano, é fundamental que os produtores observem rigorosamente as medidas fitossanitárias para prevenção e controle de pragas. Ele trouxe as projeções para este ano, enfatizando que a produção de grãos em Rondônia está estimada para ultrapassar 4,1 toneladas, representando um aumento de 8% em relação ao período anterior. Além disso, ressaltou que o valor da safra pode superar os R$ 8 bilhões.

“O principal objetivo do vazio sanitário é reduzir a população do fungo causador da ferrugem asiática, além de diminuir a produção de esporos durante a entressafra. Isso permitirá que os sojicultores mantenham altos índices de produtividade e qualidade do grão,” afirmou o deputado.

Publicado em: 7 de jun de 2024 

Texto: Diana Braga / Assessoria parlamentar
Foto: Thyago Lorentz / Assessoria parlamentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

seis + um =