Capa » Sem categoria » Deputado Alex Redano preside reunião técnica com garimpeiros de Rondônia
Deputado Alex Redano preside reunião técnica com garimpeiros de Rondônia

Deputado Alex Redano preside reunião técnica com garimpeiros de Rondônia

Compartilhar

Deputado Alex Redano preside reunião técnica com garimpeiros de Rondônia

Parlamentar pede apoio dos políticos para regularizar a atividade…

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) presidiu na manhã desta quarta-feira (30), uma reunião técnica com garimpeiros de diversas partes do Estado no auditório Amizael Gomes da Silva na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A reunião tratou da pauta sobre a regularização dos garimpos em Rondônia e contou com a participação dos parlamentares Delegado Lucas (PP), Dra. Thaíssa (PSC) e Pedro Fernandes (PTB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis.

 

Redano disse que esse é o momento da união dos 24 deputados estaduais e dos demais políticos rondonienses “Precisamos do apoio também dos senadores, dos deputados federais e do governador Marcos Rocha (União Brasil). “Sem a garimpagem, pelo menos R$ 60 milhões deixam de entrar nos cofres do estado todos os meses. É uma arrecadação grandiosa para a economia local.. São mais de 5 mil famílias que podem ficar sem trabalho com o garimpo desativado,” disse.

 

O parlamentar entende que os políticos devem valorizar quem produz,. “Hoje quem sustenta Rondônia é o homem do campo, é o garimpeiro, é o madeireiro. São eles quem geram a economia., Se o estado está hoje no azul, é graças à classe trabalhadora e, principalmente, aos garimpeiros,” frisou o deputado.

 

Alex Redano destacou que a exploração de minério em Rondônia existe há pelo menos quarenta anos e é preciso regularizar a atividade. “É necessário encontrar um caminho entre as partes. Nós temos que ser bem objetivos,” afirmou.

 

O parlamentar lembrou de uma lei da autoria dele, aprovada na Assembleia e sancionada pelo governo, que possibilitava a exploração mineral. Mas, mesmo assim, segundo ele, o Ministério Público entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) , tornando nula essa lei. “Todo o esforço feito em defesa de quem trabalha e produz foi anulado. “Maquinários dos trabalhadores foram queimados, Isso é muito desumano para quem investiu os recursos que tinha na estruturação do serviço e depois viu tudo ser destruído por causa da ação de órgãos fiscalizadores,” lamentou.

 

O deputado falou ainda da importância da regularização dos garimpos. ” Na abertura de Rondônia, os garimpeiros contribuíram e muito para o desbravamento, Agora, é a hora de retribuir a quem ajudou e ajuda muito o estado a crescer,” disse arrancando aplausos dos presentes.

 

Texto Mateus Andrade / Assessoria parlamentar

Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

20 − dezenove =