Capa » Sem categoria » Deputada Sílvia Cristina comemora sucesso do seminário que tratou da integração dos Cacons e Unacons
Deputada Sílvia Cristina comemora sucesso do seminário que tratou da integração dos Cacons e Unacons

Deputada Sílvia Cristina comemora sucesso do seminário que tratou da integração dos Cacons e Unacons

Compartilhar

Deputada Sílvia Cristina comemora sucesso do seminário que tratou da integração dos Cacons e Unacon


Evento reuniu entidades e especialistas em três dias de debates, com foco na melhoria do tratamento de câncer

A deputada federal Silvia Cristina (PL) comemorou o sucesso do seminário que discutiu a integração das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e debateu a melhoria no tratamento do câncer, evento de iniciativa da parlamentar em conjunto com o deputado federal Welinton Prado (MG).

Realizado ao longo de três dias, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, foi o primeiro seminário organizado pela Comissão de Saúde e pela Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil. Sílvia Cristina é a relatora da Comissão Especial.

“Foram muitos temas importantes debatidos, como a judicialização (intervenção jurídica para garantir tratamento), o uso de novas tecnologias e o financiamento. As entidades expuseram que a União não assegura todo o recurso necessário para cobrir o tratamento e o diagnóstico. É preciso atualização da tabela SUS, ampliação do acesso aos aparelhos de radioterapia e melhor acompanhamento para a liberação de novos medicamentos”, relatou a deputada.

Sílvia Cristina pontuou que “a judicialização é um problema, mas durante os debates, essas entidades mostraram que acabam arcando com essa despesa, pois não vão deixar o paciente sem o medicamento, indo buscar o ressarcimento depois. Por isso, o pedido para que o Ministério da Saúde possa promover a compra desses medicamentos”.

O seminário contou com a participação de oncologistas e gestores de hospitais e entidades de saúde de todo o país. De Rondônia, representantes do Hospital de Amor e do São Daniel Comboni estavam presentes. “Tivemos representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério da Saúde, da Defensoria Pública da União (DPU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Já definimos um novo seminário no próximo ano, para avaliarmos o que avançou”, afirmou a deputada, que lamentou ainda a ausência representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

10 + 19 =