Capa » Sem categoria » Deputada Silvia Cristina celebra um ano de amor e dignidade do Centro de Reabilitação da Amazônia
Deputada Silvia Cristina celebra um ano de amor e dignidade do Centro de Reabilitação da Amazônia

Deputada Silvia Cristina celebra um ano de amor e dignidade do Centro de Reabilitação da Amazônia

Compartilhar

Deputada Silvia Cristina celebra um ano de amor e dignidade do Centro de Reabilitação da Amazônia

Foram mais de 14 mil pacientes atendidos no Dream da Amazônia, em um ano de funcionamento

Para marcar um ano de funcionamento do Centro de Reabilitação, o Dream da Amazônia, em Porto Velho, uma solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira, (08), reunindo autoridades, direção e servidores da unidade de saúde, pacientes e familiares.

A deputada federal Sílvia Cristina (PL), que destinou R$ 32,5 milhões, para a construção do centro, com uma área de 10.000 m², e mais R$ 13 milhões, para a compra de equipamentos com tecnologia robótica de última geração, expressou a sua alegria pelo sonho realizado e pelo Dream estar hoje atendendo e resgatando a dignidade de milhares de pessoas.

“Digo sempre que só vale a pena estar na política, se for para mudar a vida das pessoas para melhor. Gosto de gente, e para cuidar de gente tem que ter respeito, dignidade e o amor, que é o mais especial aqui deste lugar. Quando nos elegemos, levantei a bandeira da prevenção e do combate ao câncer e muitos duvidaram, mas está aqui a prova do nosso trabalho, em parceria com o Hospital do Amor e tantas outras pessoas”, disse a deputada.

O coordenador de Reabilitação do Hospital do Amor, Dr. Daniel Marconi, o deputado estadual Cirone Deiró, e o secretário estadual de Saúde (Sesau), Jeferson Ribeiro, representando o governador Marcos Rocha, entre outras autoridades, estavam presentes. Daniel Marconi entregou uma placa à deputada, em nome do Hospital do Amor, em reconhecimento por seu trabalho.

Segundo a parlamentar, “não tem sido fácil, mas graças a Deus e ao Henrique Prata, presidente da Fundação Pio XII, ao Governo do Estado e a todos os parceiros, essa união permitiu fazer saúde pública de qualidade, da maneira como o povo, que precisa, deve ser cuidado, deve ser tratado. É assim que tem sido feito. Hoje, estamos felizes com o resultados. Muita gente não acreditava nesse sucesso”.

NÚMEROS DO DREAM

Em um ano de funcionamento, o Centro de Reabilitação Dream da Amazônia realizou 13.249 atendimentos. Foram 58.306 procedimentos, com 14.245 usuários. Sendo cerca de 200 pessoas atendidas com cadeiras, andadores, muletas, bengalas, órteses e próteses e outros. Foram 646 procedimentos de reabilitação auditiva, 1.041 físicas, 2.537 intelectuais e 1.021 visuais.

“Na necessidade de próteses auditivas, zeramos a fila, com 180 próteses entregues. Passos para quem precisa, audição e esperança, devolvendo a dignidade para quem tanto necessita. Não vai ter mais fila de espera para próteses auditiva, o que for chegando, vai ser atendido e beneficiado. Em 90 dias, a previsão é de inauguração da oficina ortopédica, para a fabricação de órteses e próteses”, completou Sílvia Cristina.

A unidade contratou recentemente mais profissionais para cuidar do autismo severo. “Mas, ainda temos dificuldades em atender às crianças com o autismo severo e estamos trabalhando para reduzir essa demanda, pela falta de profissionais qualificados. Reforçamos o time e esperamos seguir avançando para zerar a fila. Está fazendo um ano o Centro de Reabilitação, sempre venho saber o que está precisando, o que podemos melhorar. Só presta contas, quem tem trabalho feito, quem tem ações concretas realizadas”, arrematou.

De acordo com a deputada, “hoje, não existe mais distância para a pessoa se tratar. Antes, eram 3 mil quilômetros para Brasília, em busca do tratamento. Hoje, ele é oferecido aqui em Rondônia. Os equipamentos que temos para reabilitação motora, são os melhores do mundo. O equipamento Amadeu, recém chegado, só tem em Rondônia. Para tratar com respeito a quem precisa. Nunca fui na Suíça, Áustria ou no Chile, mas os nossos equipamentos são desses países, e são os melhores”.

A deputada disse ainda que “está no nosso sonho fazer também a internação e as cirurgias, para um trabalho ainda mais completo. É bom pontuar que aqui o trabalho de reabilitação atende pacientes com câncer, mas também aos acidentados, com problemas de audição ou outras dificuldades. A expectativa é de inaugurarmos em Vilhena, na parte de prevenção, em mais 60 dias. Vais ser entregue equipado e funcionando”,

PACIENTES

O primeiro paciente acolhido no Centro de Reabilitação, o Nelito, que é cadeirante, além de evoluir em seu tratamento, descobriu também ser paratleta de natação. Ele integra o comitê paraolímpico, na modalidade de natação. Recentemente, em uma competição nacional, ele conquistou três medalhas de ouro.

“Sou muito grato a todos. Estou conseguindo competir e o Centro foi um modo de me mostrar que ainda tenho vida, ainda posso sonhar. Tive uma evolução muito grande e estou surpreendendo muita gente. Agradeço a todos os servidores, por me tratarem com tanto carinho e estou evoluindo e sigo buscando a superação”, relatou Nelito.

Outro paciente, o Ariosvaldo, com síndrome de Guillain Barré, chegou sem fala, na maca, com poucos movimentos e sendo alimentado por terceiros. “Após esse período de tratamento, ele está andando, falando e super bem de saúde, o que deixa a todos muito felizes. Nelito e Ariosvaldo são exemplos de pacientes que tiveram evolução e que mostram como o trabalho é maravilhoso”, afirmou a deputada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

1 + 16 =