Capa » Sem categoria » Comissão do Senado aprova projeto de lei da deputada Sílvia Cristina que cria a política nacional de combate ao câncer
Comissão do Senado aprova projeto de lei da deputada Sílvia Cristina que cria a política nacional de combate ao câncer

Comissão do Senado aprova projeto de lei da deputada Sílvia Cristina que cria a política nacional de combate ao câncer

Compartilhar

Lei assegura acesso a tratamento digno e humanizado aos pacientes com câncer; Matéria ainda precisa ser votada em plenário

O Projeto de Lei 2952/2022, de autoria da deputada federal Sílvia Cristina (PL), que estabelece a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. O relator foi o senador Dr. Hiran (PP/RR).
“É mais um passo para a aprovação em plenário, no Senado Federal, dessa matéria tão importante, uma grande e celebrada conquista para nós que lutamos por um tratamento mais digno, mais humanizado e universal dos pacientes com câncer”, comemorou a deputada, que esteve no Senado para acompanhar a votação do PL.
A matéria foi construída com a participação da sociedade, de médicos, de instituições, de entidades sociais e de parlamentares e a sua aprovação cria um novo marco para o tratamento no câncer pelo sistema público de saúde do país.
De acordo com a parlamentar, “a aprovação da matéria traz esperança, pois vai representar respeito aos pacientes, diagnóstico mais rápido, prevenção mais digna, um tratamento de qualidade e reabilitação, que é tão esquecida. Cuidar de pessoas acometidas com o câncer é uma prioridade. Será uma nova era, um sopro de esperança”.
O PL ainda precisa ser votado no plenário, o que deve ocorrer ainda neste mês de novembro, já que foi aprovado o regime de urgência na votação, e em seguida ser encaminhado para a sanção presidencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

dois × quatro =