A deputada federal Sílvia Cristina (PL), usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (23), para alertar sobre a ameaça da monilíase nas plantações de cacau e de cupuaçu em Rondônia. O fungo, parecido com a Vassoura de Bruxa, está infestando essas culturas no Acre e no Amazonas.
“A monilíase é devasta as plantações de cacau e de cupuaçu, sendo uma ameaça terrível. As plantações dos vizinhos estados de Acre e Amazonas já estão com esse fungo e o nosso medo é que chegue a Rondônia. Até o momento, nada está sendo feito e faço um apelo para o Ministério da Agricultura, para que tome medidas para proteger os produtores desses dois frutos importantes para gerar renda para milhares de famílias”, disse a deputada.
Em Rondônia, cerca de 10 mil famílias tiram do cacau uma parte importante de sua renda, com uma produção anual estimada em 6 mil toneladas, sendo Rondônia o quarto maior produtor do fruto no país. Já o cupuaçu tem uma produção semelhante e garante uma renda extra também a milhares de produtores.
“No final de semana, visitei a Cooperativa do Reca, no distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho, e ouvi o relato preocupante dos produtores locais. Se a monilíase chegar em Rondônia, a perda será total. Não apenas o prejuízo econômico, mas também social, pois as famílias sobrevivem dessas culturas”, acrescentou.
As lavouras afetadas com o fungo são cortadas, sem nenhuma indenização aos produtores. A deputada pediu ainda que as empresas de pesquisa, como a Embrapa, façam estudos sobre a monilíase e o controle dessa infestação nas lavouras de cacau e cupuaçu.
Fonte: Por Assessoria