Figurões ficaram brigando, não tiveram o máximo de cuidado, e a parlamentar está crescendo
Sondagem estimulada do instituto Data Continental avaliou os deputados federais de Rondônia. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Maurício Carvalho (União Brasil) aparece em primeiro lugar com 22,6%, seguido por Silvia Cristina (PL), com 18,9%. Empate técnico, portanto.
Coronel Crisóstomo (PL) aparece com 17,6%, Lucio Mosquini (MDB) com 13,6%, Fernando Máximo (União Brasil) com 9,8%, Cristiane Lopes (União Brasil) com 6,7%, Lebrão (União Brasil) com 5,6% e Thiago Flores (MDB) com 5,2%.
É bom lembrar que esses números abrangem todo o Estado e que não é necessário registrar essa sondagem na Justiça Eleitoral, pois as eleições deste ano são municipais e a pesquisa mostra a satisfação dos eleitores com os deputados federais. E nada de eleição federal por enquanto, portanto.
O curioso nos números apresentados não é propriamente quem está em primeiro ou em segundo, e sim o crescimento da deputada federal Silvia Cristina em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Em Ji-Paraná ela sempre esteve bem, mas aumentou muito a popularidade em cidades com grande reduto eleitoral, principalmente a capital.
Silvia Cristina era praticamente desconhecida em Porto Velho há alguns anos, mas na pesquisa aparece com 8,7%. Isso seria explicado pelas emendas parlamentares que ela tem disponibilizado para o Hospital do Amor e o Hospital de Reabilitação. Há muitos pacientes que sofreram acidentes e se recuperam no Hospital de Reabilitação. Fica na estrutura do Hospital do Amor mesmo.
A estrutura do Hospital de Reabilitação foi montada com emendas parlamentares de Silvia Cristina. Os equipamentos adquiridos com esse dinheiro são de última geração. Coisa cara para atender gente pobre. E como a unidade ainda não foi credenciada no Estado, o custeio e a manutenção também são por conta das emendas dela. É o que explica o crescimento da deputada perante os eleitores de Porto Velho.
Silvia Cristina não tinha praticamente nada em Ariquemes, mas começou a divulgar os investimentos dela na cidade, e agora chegou aos 11% de aceitação perante os eleitores. Em Cacoal aconteceu a mesma coisa, e ela agora tem 12,9% de aprovação. Em Vilhena, caso idêntico, a deputada federal chegou aos 10,2%.
O blog apurou que isso está deixando de cabelos em pé quem tem cabelo, pois Silvia Cristina desponta como potencial candidata ao Senado em 2026. É capaz que ela tenha o primeiro voto de muitos, e o segundo voto da maioria, pois serão eleitos dois senadores. Olhem que assim ela fica em primeiro, e isso já estaria assustando muita gente.
Ela age direitinho, politicamente. É oposição a Lula, mas não dá uma de maluca. Assim, consegue trazer recursos para Rondônia. Tem um deputado federal que é militar da reserva, que tem sido um desastre, devido à sua atuação. Tal deputado lembra uma estória.
Teve o caso da mãe que foi ver o filho marchar em um desfile militar e ficou indignada. Ao final, a mãe foi até o comandante reclamar que todos os outros estavam marchando errado, e que somente o filho dela estava marchando certo. Assim está o deputado federal, militar da reserva. Só ele marcha “certo”, e nada traz para o Estado.
E ele não é tão distante do Lula, assim. Afinal, teria indicado para um cargo que ninguém queria, um político que responde a processo, sob acusação de supostamente ter abusado da enteada. Lá na repartição, em Porto Velho, tudo mundo sabe que foi o militar que indicou o cidadão. Como é que cresce indo na contramão